Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

INSS exigirá Certificado Digital A3 para acesso de usuários externos aos sistemas

INSS exigirá Certificado Digital A3 para acesso de usuários externos aos sistemas

O INSS anunciou que, a partir de 24 de novembro de 2025, o acesso de usuários externos aos seus sistemas será permitido exclusivamente mediante o uso de Certificado Digital do tipo A3

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir de 24 de novembro de 2025, o acesso de usuários externos aos seus sistemas será permitido exclusivamente mediante o uso de Certificado Digital do tipo A3, seja em mídia física (token) ou em nuvem. A medida foi formalizada por meio do Ofício SEI n. 238/2025/DTI-INSS, assinado pela Diretora de Tecnologia da Informação, Lea Bressy Amorim.

O objetivo é fortalecer a segurança da informação, aumentar a robustez na autenticação de acessos, mitigar riscos de acessos indevidos e assegurar a integridade das informações sensíveis sob responsabilidade da autarquia.

Segundo o documento, não haverá restrição quanto à autoridade certificadora emissora, desde que o certificado esteja devidamente válido e atenda aos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Embora os sistemas do INSS já permitam o uso do Certificado Digital A3, a recomendação é que os usuários externos adotem o novo modelo de autenticação o quanto antes, a fim de se familiarizarem com o procedimento e evitarem contratempos quando a exigência se tornar obrigatória.

Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).